top of page

05 Ferramentas Práticas para a transformação digital do SESMT da sua empresa



O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) desempenha um papel fundamental dentro de uma empresa, sendo a equipe responsável pelo planejamento, e implementação de ações voltadas para a segurança do trabalho. Através de sua atuação, o SESMT contribui para a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, fortalecendo a proteção da vida e bem-estar dos colaboradores, e assegurando o cumprimento das normas regulamentadoras de segurança e saúde ocupacional.


Observando as ferramentas utilizadas frequentemente em empresas e indústrias para controle e gestão de riscos e atividades na empresa, nós da AppKitt selecionamos cinco Ferramentas Práticas que podem ser substituídas do meio físico para o meio digital em sua empresa e citamos algumas das vantagens desta mudança.

Essas ferramentas além de facilitar os serviços realizados, também torna os registros documentados mais seguros, transformando-os em evidências de fácil consulta, diminuindo as perdas com retrabalhos.


1. Inspeções

Inspeção é o preenchimento de um formulário, onde são analisados aspectos normativos ou comportamentais, afim de garantir a segurança do trabalho de tarefa executada em determinado período, contendo relatos de ocorrências verificadas. Realizá-las via aplicativo ganha tempo e produtividade ao armazenar em nuvem as informações, gerando evidências do processo e podendo consultá-las a qualquer momento e em qualquer lugar quando necessário.


2. Permissão de Trabalho

A permissão de trabalho é parte integrante do sistema de gestão de segurança e é usada para liberação de determinadas tarefas, identificando e comunicando riscos, atividades, equipamentos e medidas de controle necessárias para realização da mesma. A realização da Permissão de Trabalho requer coleta de assinatura dos setores responsáveis, em folhas de papel para registros e anotações, podendo o mesmo ser amassado, rasurado, rasgado ou perdido. Portanto, utilizar o meio digital para rastreio e acompanhamento das atividades de risco realizadas na empresa pode ser uma peça fundamental para otimizar o tempo de execução e facilitar o controle com consultas e filtros específicos.


3. Gestão de EPI’s

A utilização do meio digital para realizar a gestão de equipamentos de proteção individuais (EPIs) em uma empresa oferece maior eficiência e controle, auxiliando na tomada de decisões embasadas em dados. Isso contribui para melhorar a produtividade, reduzir custos, garantir a vida útil dos equipamentos e promover uma gestão mais eficaz de retirada, substituição ou requisição de EPI’s, importante evidência para o SESMT. Recebendo e-mails automatizados, você consegue programar compras, planejar substituições e reduzir o gasto da sua empresa sem perder a segurança.



4. Investigação de Acidentes de Trabalho

O registro e a investigação de acidentes no trabalho são fundamentais para prevenir acidentes futuros, melhorar a segurança, cumprir as regulamentações, promover uma cultura de segurança e proteger os funcionários. É uma abordagem proativa que visa identificar as causas dos acidentes e implementar medidas preventivas. Realizando-as virtualmente, você consegue um banco de dados com indicadores rápidos, apontando principais causas, setores, ações tomadas e onde é necessário atuação, além de possuir uma rastreabilidade fácil através de filtros.


5. Checklist de Ferramentas

Os checklists são frequentemente utilizados diariamente ou por turno para validar a segurança da operação daquela ferramenta, identificar os riscos associados a ela e observar quaisquer itens fora de conformidade. Por ser uma ferramenta muito utilizada, acaba acumulando registros, folhas, fichas e anotações sem a organização adequada. Digitalmente, você consegue associar as não conformidades em um plano de ação, armazenar em local de fácil acesso e corrigir possíveis cenários não favoráveis à segurança do trabalhador.


A AppKitt possui aplicativos que auxiliam na transformação digital da empresa, relacionando ferramentas muito importantes da Segurança do Trabalho utilizadas pelo SESMT e transformando-as em aplicativos práticos voltados para execução, gestão e otimização de recursos.


Todos os aplicativos podem ser encontrados na aba destinada à Segurança do Trabalho em nosso site (AppKitt - ST). Venha realizar a transformação digital da sua empresa!

7 visualizações1 comentário

1 comentario


Sou meio iniciante, acompanho à mais de vinte cinco anos a frente de trabalho,me interessa trabalhos que eu possa desenvolver sozinho serviços pequenos e demolições.

Me gusta
bottom of page