top of page

O QUE É GERENCIAMENTO DE RISCO OCUPACIONAL?




O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) é um conjunto de medidas de segurança do trabalho com foco na identificação, avaliação, controle e melhoria dos riscos presentes no ambiente de trabalho. Trata-se do procedimento determinado pela atualização da Norma Regulamentadora 01 (NR 1), do Ministério do Trabalho, com redação dada pela Portaria SEPRT nº 6.730, de 9 de março de 2020, com vigência a partir de 03 de janeiro de 2022.

Este GRO tem como objetivo estabelecer a melhoria contínua do desempenho de SST. Ele deve implementar um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e deverá estar integrado com o que está disposto nas Normas Regulamentadoras e também com a política de segurança da empresa.


Ter um GRO bem feito é obter um ambiente de trabalho saudável para os colaboradores, reduzindo riscos de acidentes e doenças ocupacionais, minimizando problemas jurídicos (como indenizações, rescisões contratuais e multas), diminuindo despesas com seguro, aumentando a produtividade dos trabalhadores e otimizando recursos ao priorizar medidas preventivas.


No AppKitt, conseguimos na palma da mão cadastrar os grupos homogêneos de exposição (GHE), inserimos os perigos identificados, sua avaliação conforme matriz de risco, classificação e as medidas de controle. O aplicativo emite o Inventário de Riscos e o Plano de Ação em formato de PDF, ambos são documentos obrigatórios segundo a atualização da NR-01 ocorrida este ano do PGR.


Sua empresa já está adequada às mudanças ocorridas na NR-01? Entre em contato conosco e utilize esta ferramenta prática para gerenciar os riscos da sua empresa e estar em conformidade com a legislação vigente!


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page