top of page

O QUE É ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO?


A análise preliminar de risco, ou APR, é uma técnica de avaliação de riscos feita de uma análise com antecedência e de maneira detalhada sobre a possibilidade de existir riscos em um projeto ou atividade de trabalho.


Essa avaliação analisa todas as etapas de realização de um determinado assunto e tem como objetivo prever riscos de acidentes de trabalho, propondo medidas cabíveis para prevenir os acidentes que podem ocorrer.


Muito utilizada na construção civil e nas indústrias, a APR mapeia as atividades, identificando riscos para as pessoas, meio ambiente, patrimônio e até para a imagem das empresas. A APR deve sempre ser desenvolvida e implementada antes da realização da determinada tarefa, seja para serviços efetuados pelos funcionários da própria empresa ou de empresas terceirizadas.


Para cada tarefa realizada, em geral observa-se os equipamentos utilizados, os perigos existentes na tarefa e, para cara perigo, as lesões e perdas potenciais, bem como os controles e defesas existentes para mitigar este perigo. Podem ser inseridos também graduações de frequência e impacto para classificar os riscos identificados, de modo a priorizar aqueles com maior índice.


No AppKitt - ST, temos um aplicativo para te ajudar nisso: o APR app. Com ele você conseguirá realizar suas avaliações preliminares de risco de forma rápida e prática, editar informações caso necessário e inserir fotos e assinatura digital no arquivo. Tenha também acesso ao banco de dados do aplicativo, para utilizar algumas APR já prontas e ajustá-las para sua realidade.


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page