top of page

QUAL A FINALIDADE DO REGISTRO DO ACIDENTE DE TRABALHO?


Quando algum colaborador se acidenta ou adoece por causa do serviço ou durante ele, é realizada uma CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), ou seja, é feito um documento que informa ao INSS que o trabalhador sofreu um acidente de trabalho ou suspeita-se que tenha adquirido uma doença do trabalho.


O objetivo da CAT é dar conhecimento à Previdência Social dos acidentes de trabalho ou de trajeto, bem como doença ocupacional.

Ademais, é através da emissão da CAT que o trabalhador (ou seus dependentes, conforme o caso) irá pleitear junto ao INSS o benefício previdenciário a que tiver direito de receber, em virtude da incapacidade parcial ou permanente advinda do acidente de trabalho.


Sua importância reside, sobretudo, na formalização do fato, com vistas a garantir ao colaborador os direitos que são devidos a ele. Nesse sentido, o cuidado na emissão da CAT pode ser a garantia de uma assistência acidentária ou até de uma aposentadoria por invalidez como resultado do ocorrido.


Além disso, ao registrar experiências dessa natureza na atividade ocupacional, atende-se aos interesses coletivos de controles estatísticos de frequência de acidentes. Com isso, os órgãos públicos podem aprimorar e implantar melhorias na segurança do trabalho.


Pensando nisso, a AppKitt desenvolveu um aplicativo para Acidente de Trabalho GRATUITO. Onde oferece um registro com foto, armazenamento em Nuvem, acesso ao app de qualquer computador ou celular e envio de arquivo em pdf, com todo o histórico para consulta.


Se interessou? Entre em contato conosco para realizarmos uma demonstração gratuita na nossa plataforma!




10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page