top of page

Quais as principais dificuldades em uma obra?

Atualizado: 7 de jun. de 2022




Considerando as diversas áreas envolvidas na concepção de uma obra, desde a elaboração de projetos, planejamento físico e financeiro, execução e manutenção, a construção civil é responsável por elevado consumo de materiais e serviços. Isso torna a construção uma atividade complexa não só em sua concepção, mas também em sua execução e gestão.


Em meio a este cenário, de globalização e limitação de recursos, as empresas precisam saber lidar com a concorrência: aumentando a eficiência e eficácia nas atividades que desenvolve. Com esse objetivo, são criados projetos e esses precisam ser gerenciados do início ao fim.


Neste contexto, o gerenciar a execução dos projetos é necessário pois auxilia que as expectativas dos clientes sejam entregues, as necessidades dos projetos atendidas e o equilíbrio entre escopo, qualidade, cronograma, orçamento, recursos e risco (PMI, 2013).


Dentre os vários problemas que podem ocorrer no meio de uma obra, o artigo "Um estudo sobre as causas de atrasos de obras de empreendimentos imobiliários na região Metropolitana de São Paulo" de 2015 elenca os problemas ocorridos em 32 obras.


O estudo concluiu que as causas mais significativas dos atrasos estavam relacionadas organização do canteiro e questões internas das empresas: 62,5% obras tinham uma má gestão ou supervisão e organização da equipe no canteiro e 50% tinham atrasos nos trabalho de subempreiteiros.


Dentre os problemas listados como "má gestão ou supervisão e organização da equipe no canteiro" os principais a serem listados são: má alocação de equipes, erros na execução da obra, erros ou falta de especificação dos materiais, comunicação ineficaz entre todos os profissionais, desperdício de materiais, não seguir o planejamento e falta de processos bem definidos.


O AppKitt reúne as principais preocupações de quem quer gerir uma obra e torna tudo mais fácil: um aplicativo que cuida da gestão completa de todo o processo da obra na palma da sua mão.

40 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page